Tabuletas

Peça mais tradicional de comunicação e propaganda, a tabuleta informa o cartaz do circo-teatro e os destaques do espetáculo

Audiovisual

Vídeo sobre o ciclo de estudos realizado em 2017.

Nessa live conversamos com o mestre Biribinha, palhaço e grande mestre tabuleteiro.  A apresentação da live ficou por conta de Henrique Vasques e Beatriz Rinaldi, integrantes do Sou de Circo.

A tabuleta de circo é uma peça publicitária, na qual são anunciadas informações a respeito do espetáculo em cartaz. É colocada na entrada do circo ou em seu entorno. Feita de madeira, pode ter duas faces ou apenas uma. No primeiro caso, geralmente é autoportante; no segundo, fica encostada em um local fixo ou então é amarrada, muitas vezes, em postes. A tinta utilizada é à base de água, para que os anúncios possam ser renovados periodicamente. De grande valia para a propaganda do circo, foi uma peça fundamental no circo-teatro, quando as companhias circenses tinham extensos repertórios. 

Tem-se conhecimento de muitos artistas do circo-teatro que foram grandes tabuleteiros, entre eles Joval Rios (1919-2002), Brasil José Carlos Queirolo (palhaço Torresmo, 1918-1996), Abelardo Pinto Piolin (1897-1973), Teófanes Silveira (palhaço Biribinha) e José Carlos de Almeida (Joinha).

No Centro de Memória do Circo (CMC) os mestres Biribinha e Joinha são as principais fontes de conhecimento prático desse saber compartilhado com o público por meio de oficinas e encontros. Trata-se de um saber transmitido oralmente, pela construção de um repertório visual e pela prática. 

* Siga navegando pelos Saberes do Circo *

* Siga navegando pelas Pesquisas em andamento *

* Navegue pelos Projetos realizados *

Pular para o conteúdo