Sombrinhas

Tradição e memória afetiva na confecção de uma peculiar embalagem de balas de coco

Audiovisual

Vídeo sobre o ciclo de estudos realizado em 2018.

Recebemos a mestra Tânia Fabri, que dividiu conosco os segredos das famosas sombrinhas de papel. A apresentação foi feita por Julia Campos, integrante do Sou de Circo.

A sombrinha é um tipo de embalagem para vender balas de coco nos intervalos dos espetáculos circenses. Ao que tudo indica, é um conhecimento exclusivo do circo. Trata-se de um objeto que não só embeleza como traz muitas memórias afetivas. Assim como a gastronomia, as sombrinhas são fonte de complemento de renda da arrecadação das famílias do circo. De produção essencialmente artesanal, são vendidas acompanhadas de oito balas de coco.

Durante as diversas oficinas de produção de sombrinhas ministradas pela mestra Tânia Fabri no CMC, é compartilhado o conhecimento técnico de sua produção, como também as histórias e vivências que circundam a existência de tão peculiar produto circense. A sombrinha era originalmente produzida com pedaço de madeira crua, bambu ou galho de árvore. A dobra da haste era feita com uma bolinha de jornal forrada de papel de seda e enrolada com uma linha de carretel para fixar; a cola utilizada era feita de farinha de trigo com água. Pendurada, expressa o formato de um circo de cabeça para baixo. Com o tempo, novos materiais foram incorporados à sua produção, entre eles o papel revista e a cola industrializada, sem revogar, no entanto, seu aspecto artesanal.

* Siga navegando pelos Saberes do Circo *

* Siga navegando pelas Pesquisas em andamento *

* Navegue pelos Projetos realizados *

Pular para o conteúdo