Bordados

O brilho do espetáculo costurado pelas mãos das mestras com linhas, paetês, vidrilhos e lantejoulas

Audiovisual

Vídeo sobre o ciclo de estudos realizado em maio de 2018.

A conversa com a mestra Marília de Dirceu foi guiada por Karine Lopes, integrante do Sou de Circo. No encontro, a mestra falou sobre sua trajetória e também ensinou um pouco sobre como criar lindos bordados.

Os figurinos do circo sempre foram o destaque do espetáculo. Durante muito tempo, eles foram confeccionados principalmente com veludo e seda. Tempos mais tarde, com a influência do Music Hall, as vestimentas ganharam o brilho dos paetês, vidrilhos e lantejoulas, sendo esta última praticamente um símbolo do circo. Como ela é parte importante da expressão de cada artista, muitos deles bordam e personalizam seus próprios figurinos.

No Centro de Memória do Circo (CMC), as mestras Marília de Dirceu, Amercy Marrocos e Edimeia Messias transmitem os fundamentos dos bordados utilizados nos figurinos circenses, por meio de oficinas práticas nas quais o conhecimento da vida circense permeia e dá sentido a esse saber. Marília de Dirceu, grande artista circense e bordadeira, afirma que seu aprendizado veio com sua mãe, que lhe ensinou desde pequena a produzir seus próprios figurinos. Durante as oficinas e encontros de bordados, o respeitável público aprende a manusear agulha e linha, ao mesmo tempo em que escutam e assimilam o conhecimento da vivência no circo, transmitido oralmente e assim mantido vivo de geração em geração.

* Siga navegando pelos Saberes do Circo *

* Siga navegando pelas Pesquisas em andamento *

* Navegue pelos Projetos realizados *

Pular para o conteúdo