Entre Risos e Lágrimas

O resgate da dramaturgia circense a partir das entradas e reprises dos palhaços num diálogo entre mestres e aprendizes

O projeto Entre Risos e Lágrimas: o Teatro no Circo foi uma pesquisa temática realizada pelo CMC em 2010 e 2011, em parceria com o Arquivo Miroel da Silveira, sob a guarda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa promoveu intercâmbio entre palhaços veteranos do circo, entre eles Picoly (Benedito Sbano), Picolino (Roger Avanzi), Xuxu (Franco Alves Monteiro), Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo) e aprendizes da Escola de Humor da SP Escola de Teatro e da Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria (2010) e das companhias Clownbaret, Esparatrapos e Clã Estúdio de Artes Cênicas  (2011). Também aconteceram dois debates sobre a dramaturgia circense: um com a atriz e circense Vic Militelo e o ator e palhaço Raul Barreto; outro com o pesquisador Mário Bolognesi e o ator e palhaço Domingos Montagner.

Em 2012 foram realizadas leituras dramáticas das peças de circo-teatro de Abelardo Pinto Piolin. 

Ficha Técnica

Concepção e direção: Verônica Tamaoki e Walter de Sousa Junior

Mestres Convidados: Picolino (Roger Avanzi), Picoly (Benedito Sbano), Xuxu (Franco Alves Monteiro), Pururuca (Brasil José Carlos Queirolo), Pepin e Florcita (Raul Hernando Robayo e Maria Duran), Romiseta (Agostinho Blask), Marcarito (Marcio Garcez), Reco Reco (Francisco Paulivan Ferreira dos Santos), Condorito e Corchito (Fernando Pontigo Silva e Sonia Beltran Diaz), Bacalhau (José Odair Cazarin)e Mingau (Osnir Cazarin).

Aprendizes: Escola de Palhaços Doutores da Alegria, Curso de Humor da SP Escola de Teatro, Clã Estúdios de Artes Cômicas, Coletivos Clownbaret e Esparatrapo.

* Siga navegando pelos Projetos Realizados *

* Navegue pela Formação *

Pular para o conteúdo