Você conhece Joanita Pereira? Assista ao vídeo

Você sabia que o Centro de Memória do Circo abriga o cinturão de Joanita Pereira, a icônica trapezista internacional? Este é o item mais antigo do acervo do CMC, que carrega uma história fascinante.

Joanna Peres de Pereira, conhecida como Mademoiselle Pereira, foi uma renomada trapezista do século XIX. Em 1868, ela ganhou destaque internacional ao substituir a trapezista Mademoiselle Azzela no Circus Holborn, em Londres. Sua performance, caracterizada por uma descida ousada e movimentos inspiradores, foi amplamente aclamada, sendo destaque na capa do jornal Glasgow Evening Citizen.

O sucesso de Mademoiselle Pereira foi tão significativo que, em 1868, ela recebeu um cinturão de metal decorado em reconhecimento ao seu talento, presenteado pelo Circus High Holborn e Frankone Circus Manchester. Ao se apresentar no Circo Reinz, em Viena, foi comparada a grandes artistas líricas, destacando-se por combinar feminilidade com a força exigida no trapézio, desafiando o conservadorismo da época.

Em 1872, Mademoiselle Pereira fez sua estreia no Brasil, se apresentando no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em 1875, participou da inauguração do Pavilhão Universal, projeto de seu marido, em Porto Alegre. Joanita e Albano tiveram seis filhos, todos nascidos em diferentes países, que seguiram a carreira circense dos pais.

O cinturão de Joanita Pereira foi produzido com metais nobres e com 54,5 cm de circunferência. No seu centro há uma placa oval em que a homenageada aparece em alto relevo, executando o trapézio triplo de voos. A placa traz a inscrição: “Presented to Mademoiselle Pereira the Champion Gymnastic artist. London. By Miss Venetia Bagshaw, July 6th 1868”. Uma placa menor, localizada à esquerda da placa central, traz a inscrição: “Mademoiselle Pereira Circus, High Holbom London”. Já na outra, à direita, onde se apresenta numa corda indiana, está: “Mademosille Pereira, Frankone Circus, Manchester”.

Quer descobrir mais sobre o cinturão de Joanita e outros tesouros do acervo? Visite o site do CMC e mergulhe na rica história do circo brasileiro.

Acesse agora:
https://memoriadocirco.org.br/colecao-fundo/colecao-familia-pereira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo