Audiovisual
A Música do Circo, com Ayrton Mugnaini
O Sou de Circo recebeu o jornalista, músico, compositor e pesquisador Ayrton Mugnaini para uma aula sobre O Circo e a Música. Ayrton tem com o Centro de Memória do Circo uma longa pesquisa sobre a relação entre música e o universo circense. Nessa ocasião, ele compartilhou parte de sua pesquisa apresentando canções de diferentes locais e momentos históricos. A aula terminou com muita alegria com nossa equipe e Ayrton tocando e cantando.
Circo-Teatro, com Daniele Pimenta e Tabajara Pimenta
Recebemos Daniele Pimenta e seu pai, Tabajara Pimenta. Daniele é atriz, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia, e nos deu uma valiosa aula sobre o circo-teatro no Brasil, comentando acerca de seu desenvolvimento ao longo da história e certos aspectos relacionados à encenação, interpretação, cenografia e iluminação. A presença e participação de seu pai, inestimável artista circense e empresário de circo, foi fundamental nessa aula, pois estávamos diante de duas gerações que conheceram e viveram épocas distintas do circo e do circo-teatro no Brasil. Daniele nos apresentou um conteúdo riquíssimo, baseado em sua pesquisa acadêmica e vivência circense, enquanto Seu Tabajara nos presenteou com relatos preciosos e muito divertidos de sua vasta experiência como homem do circo, conformando uma dupla incrível, de filha e pai, que só o circo poderia proporcionar.
Conservação Preventiva, com Coletivo Folio
Recebemos Zínia M. C. Carvalho, Supervisora de Conservação de Acervo do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, para uma palestra sobre conservação de documentos em suporte papel, aqui no Centro de Memória do Circo. A partir de casos selecionados do acervo do CMC, Zínia explicitou as melhores práticas relacionadas à conservação preventiva, acondicionamento e como proceder com peças mais delicadas e deterioradas do acervo.
História do Circo, com Ermínia Silva e Daniel Lopes
Em mais uma atividade de formação do Projeto Sou de Circo, recebemos a Dra. Erminia Silva e o Me. Daniel de Carvalho Lopes no Centro de Memória do Circo. Estudamos as expressões que se uniram no chamado Circo Moderno: os artistas saltimbancos e as demonstrações de equitação. Conversamos sobre a multiplicidade das artes circenses que incluem circos itinerantes e edifícios estáveis; circos familiares e grandes empresários do espetáculo; e a multiplicidade de espetáculos existentes nesses mais de 250 anos de história. Pudemos ainda aprender um pouco sobre a metodologia praticada por esses pesquisadores, suas abordagens, fontes, temas e descobertas.
Museologia, com Maurício Rafael
Em mais uma atividade de formação, desta vez, em Museologia, recebemos o convidado Maurício Rafael, supervisor de museologia e acervos do Museu da Cidade de São Paulo e Mestre em Museologia (USP) e especialista em História e Cultura (UGF). Em sua palestra, Maurício expôs o histórico das instituições museológicas pelo mundo, esclareceu dúvidas, fez reflexões críticas e ofereceu diversas referências para pesquisa. Hoje, são mais de três mil museus espalhados pelo Brasil, porém, ainda muito concentrados em grandes centros urbanos. Maurício explicou as três principais funções de um museu: salvaguardar, pesquisar e comunicar os referenciais patrimoniais. Nesse sentido, o pesquisador considera o Centro de Memória do Circo uma importante instituição museológica. Também destacou o ineditismo do Programa Sou de Circo e sua conformidade com as novas tendências da museologia atual que visa maior integração com a comunidade e desenvolvimento de maior número de iniciativas de formação, pesquisa e difusão.
Processo de Catalogação, com Marilucia Bottalo
Recebemos a pesquisadora, professora e diretora do Instituto de Arte Contemporânea, Marilucia Bottallo. A partir de sua larga experiência com acervos, ela nos passou orientações preciosas que podem nos guiar nesse novo caminho a ser desbravado. Os jovens, já familiarizados com a questão do tratamento técnico e pesquisa historiográfica, trouxeram questões pertinentes ao acervo sobre como catalogar documentos com tantos suportes, materiais, dimensões e funções tão diversas. Bottallo também ressaltou a importância do desenvolvimento da pesquisa, que esclarece os trabalhos quanto a catalogação. O Sou de Circo tem agora a tarefa dar continuidade a catalogação e realizar o difícil – mas prazeroso – trabalho inédito que é o de discutir e pensar formas de catalogar os documentos de circo, pensando sua dimensão enquanto linguagem e saber.
Tratamento Técnico de Documentos Iconográficos, com Shirley Silva
O Sou de Circo recebeu Shirley Silva, que atua como supervisora de conservação do Acervo Histórico, para ministrar uma oficina de tratamento e preservação de fotografias e negativos. Nessa oficina, os aprendizes receberam noções sobre os princípios de funcionamento de câmeras e registros fotográficos, fundamentos para tratamento técnico de fotos e negativos e maneiras de identificar e lidar com danos físicos nos suportes fotográficos. O acervo do Centro de Memória do Circo conta com um material vasto em fotografia, que conserva e revela momentos importantes da história do circo brasileiro. Os aprendizes já vêm, desde então, colocando em prática as orientações dadas por Shirley nas Coleções do acervo, identificando, higienizando e acondicionando as fotos que aguardavam tratamento.
A primeira edição do Sou de Circo aconteceu entre junho e dezembro de 2018 e contou com a participação de oito jovens aprendizes. A edição trabalhou diretamente com os acervos das famílias Pinto, Seyssel, Queirolo e Pereira, verdadeiras dinastias de palhaços que atuaram no início do século XX na cidade de São Paulo; e com a desmontagem e tratamento técnico da maquete do Mestre Maranhão, um dos itens mais importantes do acervo. Além de receber formações nas áreas de museologia, história e pesquisa do circo, o grupo de aprendizes atuou na reforma e na inauguração do Ateliê Tabajara Pimenta, no piso térreo da Galeria Olido.
Formações realizadas na primeira edição:
- A Música do Circo, com Ayrton Mugnaini;
- As Artes do Circo, com Hugo Possolo;
- Circo-Teatro, com Daniele Pimenta e Tabajara Pimenta;
- Conservação Preventiva, com Coletivo Folio;
- História do Circo, com Ermínia Silva e Daniel Lopes;
- Museologia, com Mauricio Rafael (Museu da Cidade);
- Processo de Catalogação, com Marilucia Bottalo;
- Tratamento Técnico de Documentos Iconográficos, com Shirley Silva.