A coleção Silki tem caráter familiar e arquivístico, pois se resume a um álbum de recortes de jornais sobre as turnês do faquir em sua maioria fora do país.
Atualmente, a coleção, depois de passar por procedimentos de preservação, conservação e pesquisa, encontra-se:
- classificada;
- parcialmente higienizada;
- parcialmente acondicionada.
Descrição
Os documentos textuais trazem um documento de visto de autorização de saída de Bogotá (Colômbia) para Venezuela, em 1951. E um diário de clipping (recortes de jornais) com notícias referentes às turnês internacionais e apresentações em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Consta também uma lista de lugares em que o faquir se apresentou em jejuns.
Tabela de descrição
Histórico
Durante o levantamento de dados da pesquisa sobre o Largo do Paissandu, realizada em 2008 e que baseou a exposição e o documentário Largo do Paissandu: onde o circo se encontra, coordenada por Verônica Tamaoki, o filho do faquir Silki doou a coleção de recortes de jornais guardadas num diário. Silki estava muito presente na memória dos frequentadores do Café dos Artistas, especialmente porque parte de seus jejuns foram cumpridos em urnas instaladas no Largo do Paissandu para visitação pública. O documento também serviu de base para a pesquisa de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira para os livros Cravo na carne: o faquirismo feminino no Brasil (2015) e Silki - Um tratado sobre a arte do faquirismo.
CAMARERO, Alberto e OLIVEIRA, Alberto de. Silki - Um tratado sobre a arte do faquirismo. São Paulo: Editora Veneta, 2024.
Jornal da República. Silki prepara sua última façanha: 5 dias sem comer. São Paulo, 5 de janeiro de 1980.
Revista da Semana. Silki, o faquir brasileiro: “Quebrarei o recorde mundial de jejum”. Rio de Janeiro, 30 de abril de 1955.
Referências cinematográficas
O profeta da fome. Direção: Maurice Capovilla. Roteiro: Fernando Peixoto e Maurice Capovilla. Elenco: José Mojica Marins, Maurício do Vale, Jofre Soares, Flávio Império. Fotograma Produtora e Distribuidora de Filmes. 93 min. 1970
Fakir. Direção: Helena Ignez. Elenco: Maura Ferreira, Indiany, Índia Rubla. Mercúrio Produções. 92 min. 2019.
O fabuloso Silki. Direção: Atílio Riccó e Walter Avancini. Rede Globo. 1983.