Todo documento passa por um processo de tratamento técnico que começa com a sua entrada na instituição e passa pelas seguintes etapas:
Aquisição – Momento em que o CMC adquire o documento, podendo ser por doação, compra, comodato ou troca. Essa etapa é regida pelas Políticas de Aquisição e Descarte, que orientaram o que é adequado à missão institucional do CMC. Ao entrar em um museu, o objeto perde o seu caráter cotidiano e se transforma em um documento museológico.
Higienização – Consiste na limpeza mecânica e superficial do documento para retirada de sujidades, avaliando seu estado de conservação.
Catalogação – Ao mesmo tempo da higienização o documento é catalogado a partir das características intrínsecas, ou seja, informações invariáveis, obtidas do próprio documento. Já a compilação das características extrínsecas, ou seja, as informações variáveis, obtidas de fontes externas, andam em paralelo com a pesquisa. Para o registro padronizado das informações, foi feita a ficha catalográfica.