EEP: celebrando quase uma década com mais de 200 apresentações

No último mês de agosto, a Vitrine da Dança da Galeria Olido recebeu o espetáculo “A Espetacular Volta ao Mundo”, com Rodrigo Bella Dona e Cristiano Miranda 

    No último mês de agosto a equipe do Encontro de Estudos de Palhaçaria (EEP), em parceria com o Centro de Memória do Circo (CMC), realizou mais um “Dia de Espetáculo” na Vitrine da Dança da Galeria Olido. Os atores Rodrigo Belladona e Cristiano Miranda apresentaram “A Espetacular Volta ao Mundo”, número criado há sete anos.

    Japão, Índia, Itália, Inglaterra, Marrocos e mais todos os países deste mundo, foram os lugares por onde a divertida dupla, Bellinha e Kilometro (Rodrigo e Cristiano) afirma ter passado. Mas será que foram até todos estes lugares mesmo? É isso que o público precisou descobrir na 269ª apresentação do EEP.

     “A Espetacular Volta ao Mundo” é uma peça que utiliza todo o carisma e habilidades de persuasão dos Palhaços Bellinha e Kilometro para convencer o público de que suas histórias de viagem são verdadeiras. Durante suas supostas aventuras globais, eles convidam a plateia a conhecer personagens de vários países, cada um com habilidades extraordinárias como telepatia, tiro ao alvo, adestramento de feras e acrobacias.

    A interação com o público é parte fundamental do espetáculo, permitindo que a dupla demonstre tudo o que supostamente aprenderam em suas fictícias viagens. Há ainda no espetáculo um convidado especial, o Mister Ha, um “mago” da Índia, que impressiona a todos – ou ao menos finge impressionar – ao acertar, de olhos fechados, coisas que acontecem ao seu redor.

    Assim, para reforçar a contribuição com o mundo do circo e palhaçada, este EEP, que aconteceu na última segunda-feira, 21 de agosto, envolveu o público com a performance. 

 “Eu tive a oportunidade de assistir uns anos atrás e é notável a evolução do espetáculo. Claro, as piadas e as ações vão se encaixando com a época em que esta, continua sendo muito boa!”, comentou o ilustre palhaço Pichuruca, Marcelo Prado, que marcou presença no evento. 

Saiba um pouco mais sobre o EEP

    Os Encontros de Estudos da Palhaçaria (EEP), realizados pelo coletivo independente que completa quase uma década de atividades, foi fundado por Alex Sandro Duarte, Camila Scatena, Cristiano Miranda e Rodrigo Bella Dona, artistas da SP Escola de Teatro, o EEP se reúne semanalmente, todas às segundas-feiras, das 14h às 17h, para aprofundar suas pesquisas e estudos sobre a palhaçaria.

    A ideia para a criação do EEP surgiu durante o período em que Alex Sandro e a atriz e palhaça Bianca Bélaváry estudavam na SP Escola de Teatro. Lá, faziam parte de um grupo de estudo chamado Cabarezinho, que tinha formato de apresentação livre. A partir dessa experiência, surgiu a ideia de criar um encontro dedicado à palhaçaria, que hoje acontece nos espaços do Centro de Memória do Circo e da Galeria Olido.

    Segundo Rodrigo Bella Dona, um dos representantes do EEP, a pesquisa nos encontros é central, e não se limita à atenção apenas à técnica. Eles buscam não apenas aprofundar seus conhecimentos sobre a palhaçaria, mas também criar um espaço de encontro e discussão. O café – momento de discussão que sucede as apresentações – tornou-se uma parte essencial desses encontros, onde os participantes sentam-se e conversam sobre diversos temas relacionados à palhaçaria, desde a luz de um espetáculo, metáforas e teorias cênicas, filmes e muito mais.

    O EEP também valoriza a apresentação como forma de compartilhar suas descobertas e ideias com outras pessoas. Isso permite que o público se envolva e interaja com os artistas. 

“Ao longo dos anos, o EEP continuou a se organizar e crescer, proporcionando um ambiente dedicado ao estudo, à reflexão e à expressão da palhaçaria, contribuindo para o enriquecimento dessa forma de arte e para a comunidade artística em geral”, comentou o artista, Rodrigo Bella Dona.

Equipe Sou de Circo | Texto: Khananda Beatriz | Fotos: Caique Massani | Edição: Renato Figueiredo
 
Pular para o conteúdo