Piolin, o palhaço modernista​




Em exibição ao longo do ano de 2022, a exposição Piolin, o palhaço modernista é fruto do extenso trabalho com o acervo e pesquisa do CMC. Trata-se do conjunto documental, constituído principalmente de indumentárias do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin), doado por ele próprio ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), provavelmente a pedido do seu fundador e então diretor, Pietro Maria Bardi, em 1972, e posteriormente transferido para o CMC em 2015.

A proposta de exibir essa indumentária no aniversário de 100 anos da Semana de Arte Moderna mobilizou uma extensa sequência de ações e procedimentos de preservação, acondicionamento, mobiliário, catalogação, pesquisa, entre outras atividades, feitas pela equipe e colaboradores do Centro de Memória do Circo (CMC) e do Sou de Circo.

Além disso, o trabalho também mobilizou grande equipe em torno da produção do suporte expositivo desenhado por Pedro Mendes da Rocha e do catálogo desenhado pelo artista gráfico Antonio Kehl que acompanhou a exposição. A exposição fez avançar, em episódio importante, a construção de uma museologia própria para o circo, viabilizada pelo trabalho desenvolvido pelo CMC há mais de uma década. 

Publicações: Catálogo da Exposição Piolin, o palhaço modernista (2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo